Foto: Oxford Cotswold Archaeology (OCA)
Em janeiro de 2025, durante as obras da futura usina nuclear Sizewell C, em Suffolk, Inglaterra, o arqueólogo iniciante Andrew Pegg descobriu um pacote de chumbo e tecido contendo 321 moedas de prata do século XI. A escavação ocorreu no canteiro de obras localizado na costa leste do país.
As moedas foram cunhadas entre 1036 e 1044, durante os reinados de Harold I, Harthacnut e Eduardo, o Confessor. O pacote, apelidado de "The Pasty" pelos arqueólogos devido ao formato semelhante a um pastel de Cornualha, estava em excelente estado de conservação. Pesquisadores acreditam que o tesouro tenha sido enterrado por um morador local que, diante da instabilidade política após a coroação de Eduardo em 1042, nunca retornou para recuperá-lo.
Especialistas da Oxford Cotswold Archaeology (OCA) identificaram 319 denários completos e 2 meias-moedas cortadas. A maior parte foi cunhada na Casa da Moeda de Londres, mas também há exemplares provenientes de casas regionais como Thetford, Norwich, Ipswich, Lincoln e Stamford, além de mints menores como Langport e Axbridge. O bom estado das moedas permitiu até a análise do tecido original que as envolvia, algo raro para artefatos da época.
De acordo com os pesquisadores, o valor do conjunto no século XI seria equivalente ao preço de uma pequena manada de gado, sugerindo que pertencia a alguém de status socioeconômico intermediário. O achado foi registrado junto ao British Museum, conforme prevê o Treasure Act de 1996, e contou com o trabalho conjunto de numismatas, conservadores e outros especialistas.
O consórcio responsável por Sizewell C afirmou que pretende disponibilizar as moedas para museus e pesquisas públicas. O tesouro, que foi destaque no episódio de 7 de janeiro de 2025 do programa Digging for Britain, da BBC, deverá integrar exposições futuras. Segundo Damian Leydon, diretor do projeto, a descoberta oferece "um vislumbre raro da rica história de Suffolk".