Detectorista encontra moeda romana de 1.800 anos em Darlington

Detectorista encontra moeda romana de 1.800 anos em Darlington

Um detectorista de metais descobriu uma rara moeda romana de 1.800 anos nos arredores de Darlington, no condado de Durham, Inglaterra.

Mark McMullan, que há anos explora a região em busca de artefatos históricos, identificou a peça como um "Barbarous Radiate", uma moeda não oficial cunhada entre os anos 270 e 274 d.C., durante o reinado do imperador gaulês Tétrico.

Essas moedas surgiram no período conhecido como "Crise do Terceiro Século" (259–274 d.C.), marcado por conflitos políticos e militares entre o Império Romano e o Reino da Gália. Com a escassez de moedas oficiais na Grã-Bretanha e no norte da França, moradores começaram a produzir suas próprias versões, baseadas no antoninianus, a moeda romana padrão da época.

Embora fossem imitações, não eram consideradas falsificações, pois não tinham a intenção de enganar. Seu design era mais rudimentar e elas circulavam amplamente como pequenas quantias para transações cotidianas.

McMullan já fez outras descobertas significativas na região, incluindo moedas raras e balas de canhão históricas. Ele classificou o achado como "incrível" e destacou a importância da peça para o entendimento do período turbulento em que foi cunhada.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Cleonice Schoneborn de Moraes

    Gostaria de adquirir moedas comemorativas da copa 2026 em ouro e prata . Muito grata

    quoto
  • user por Axel

    Tenho a da Bandeira das Olimpiadas de 2012 e várias outras. Interessados entrar em contato: (64) 99251-3000

    quoto
  • user por Vânuza silva

    Tenho modas pra vender

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho