Tesouro Medieval: Escoceses Descobrem Acervo de Moedas de 600 Anos

Tesouro Medieval: Escoceses Descobrem Acervo de Moedas de 600 Anos

Dois detectoristas amadores, Keith Young e Lisa Stephenson, descobriram um tesouro de moedas do século 15 na região de Scottish Borders, próximo a Cappercleuch, Escócia. A coleção, composta por mais de 30 moedas de ouro e prata, destaca-se pela mistura de moedas inglesas e escocesas daquele período, oferecendo uma visão aprofundada das relações econômicas e políticas da época.

Entre as moedas encontradas, há groats de prata ingleses dos reinados de Henrique V (1413-1422) e Eduardo IV (1461-1483), além de demys e half-demys de ouro escoceses dos reinados de James I e James II. Essas moedas refletem a interconexão econômica entre Inglaterra e Escócia no século 15.

Após a descoberta, Young e Stephenson informaram imediatamente as autoridades competentes. Essa ação permitiu que arqueólogos conduzissem uma investigação formal, resultando na descoberta de mais cinco moedas nas proximidades, totalizando 35 moedas.

O tesouro será analisado por especialistas e, posteriormente, encaminhado ao Painel Escocês de Alocação de Achados Arqueológicos (SAFAP), que determinará seu valor e a recompensa aos descobridores. Espera-se que as moedas sejam exibidas em museus, permitindo ao público apreciar este significativo fragmento da história escocesa.

Esta descoberta ressalta a importância da colaboração entre amadores e profissionais na preservação do patrimônio histórico, além de enriquecer o entendimento sobre as interações culturais e econômicas entre Escócia, Inglaterra e França no século 15.

Fonte: Indian Defence Review

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Rodrigo Morales Garcia

    Tudo começou com uma pesquisa sobre uma moeda que ganhei com a data do meu nascimento (1967), foi quando comecei a receber vários vídeos e imagens sobre a fantástico mundo da numismática e comecei a me apaixonar por isso. mas no momento não posso continuar minha coleção, inclusive estou com a posse temporária de vários itens que ainda não comprei, mas dado ao fato de que estão comigo, gostaria de deixar a disposição para quem realmente tem interesse. Tenho várias moedas com defeito, fora de circulação (normais, com defeitos e Flor de cunho), antigas (da década de 1800 a 1930)estrangeiras, notas e títulos de divida fundada. meu nome é Rodrigo, fone/whats (11)98303-9776. se possivel ter acesso ao livro de valores ou te enviar imagens para avaliação fico grato.

    quoto
  • user por Wagner Delfino Silva

    Tenho uma moeda do cinquentenário e uma dos 40 anos a venda interessados entrar em contato pelo email

    quoto
  • user por XAHHAX

    SOU MUITO CURIOSO, UM ETERNO APRECIADOR DO CONHECIMENTO

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho