Crédito da imagem: Police Spokesperson/Israel Police
A polícia de Israel apreendeu moedas antigas e um equipamento médico roubado na casa de um morador de Jerusalém Oriental, no domingo (8). O suspeito, de 61 anos, foi preso após desobedecer ordens de policiais durante uma abordagem.
Segundo a corporação, agentes decidiram revistar o imóvel depois da detenção. No local, encontraram três moedas antigas e um concentrador de oxigênio avaliado em cerca de 12 mil shekels (aproximadamente R$ 16 mil, na cotação atual).
As moedas foram analisadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel. O órgão identificou uma peça do período romano, do reinado do imperador Vespasiano, outra da era bizantina e uma terceira do período islâmico antigo. De acordo com a autoridade, os itens têm alto valor histórico e cultural e serão encaminhados ao Tesouro do Estado.
O concentrador de oxigênio foi identificado como produto de furto. A polícia localizou o proprietário e devolveu o equipamento.
Após a apreensão, o suspeito foi levado à delegacia de Lev Habira, em Jerusalém, onde permanece sob investigação. A polícia não informou se ele tinha autorização para possuir antiguidades nem se há indícios de envolvimento com o comércio ilegal desses objetos.