Quando Uma Moeda É Rara? - Artigo Bentes

Quando Uma Moeda É Rara? - Artigo Bentes

Essa matéria é uma reprodução da matéria original publicada no Blog Bentes


Definição encontrada em dicionário para "raro": Adjetivo. Significado: Pouco frequente, difícil de ser encontrado ao longo do tempo, o que acontece apenas algumas vezes, esporádico. O que é encontrado com pouca frequência, incomum. Precioso, valioso, algo único (objeto, pessoa, conduta, etc).

Devido às diversas vicissitudes históricas (dispersão, retirada de circulação, fusão, etc.), pode acontecer que determinadas moedas cunhadas em número elevado, com o passar do tempo venham a ser consideradas mais difíceis de se encontrar, comparativamente à outras cunhadas em quantidades consideravelmente menores. Assim, o grau de raridade de uma moeda se refere à dificuldade em se encontrar uma determinada moeda. Contudo, essa dificuldade de se encontrar uma determinada peça, não se limita apenas à quantidade de moedas fabricadas. Fatores como o grau de conservação, por exemplo, devem ser levados em conta, estando entre as variáveis de maior peso no cálcuo de fórmula que atrubui à moeda um determinado grau de raridade.

Em geral, as pessoas costumam confundir raro com precioso. Nem tudo que é raro vale muito, assim como nem tudo que custa muito, pode ser considerado raro.

No Nosso Livro das Moedas do Brasil, graduamos a raridade em conformidade com esta "filosofia do raro", descrita resumidamente acima, indo desde as moedas muito comuns (C.2), até a peça única, passando pela classificação R.5 (RRRRR) que corresponde ao exemplar da mais alta raridade, conforme a tabela a seguir:



Mas, quando podemos afirmar que um determinado exemplar é raro?

A resposta espontânea deveria ser: Quando não é facilmente encontrado. Todavia não é assim tão simples; justamente porque o conceito de raridade envolve mais do que a mera interpretação do porque uma moeda se define rara.


Uma moeda é rara por que existem poucos exemplares ou por que não aparece regularmente no mercado?

O leitor poderia argumentar que o importante é que seja definida como rara e que isso seria o bastante para exaurir o assunto. Não se pode contestar tal acertiva, mas é importante esclarecer o motivo pelo qual algumas dessas "raridades" valem muito mais do que outras, principalmente pela dificuldade de serem encontradas, seja pela pouca quantidade de moedas fabricadas, seja, por exemplo, pelo seu singular estado de conservação.

Dessa forma, suponhamos que uma moeda seja classificada como raríssima porque conhecemos apenas 10 (dez) exemplares, onde 7 (sete) pertençam a acervos conhecidos. Os 3 exemplares restantes seriam propostos no mercado por longo período, mesmo por anos, sem que pudessem experimentar uma valorização. Podemos até arriscar que, dependendo da oferta e do número de vezes que sejam expostas à venda, arriscam até uma desvalorização.

Ao contrário disso, uma moeda Muito Rara, cunhada em tiragem de apenas 1...


Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por valdir

    TENHO ALGUMAS MOEDAS DE 1 REAL SE ALGUEM INTERESSAR MEU TEL. 45 99985 3100...

    quoto
  • user por Vivendo a História

    Oi, Entre em contato pelo WhatsApp: 📱 +55 62 9131-7637

    quoto
  • user por Vivendo a História

    Oi, como vai? Entre em contato pelo WhatsApp: 📱 +55 62 9131-7637

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho