Arqueólogos encontram moeda de 2 mil anos ligada a profecia de Jesus sobre o Templo

Arqueólogos encontram moeda de 2 mil anos ligada a profecia de Jesus sobre o Templo

Arqueólogos localizaram, próximo ao canto sudoeste do Monte do Templo, em Jerusalém, uma moeda de bronze cunhada cerca de dois mil anos atrás. O achado remonta aos últimos meses antes da destruição do Segundo Templo, em 70 d.C., episódio que, segundo os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, foi antecipado por Jesus Cristo, ao afirmar que “não ficará pedra sobre pedra” no local.

A peça foi produzida entre 69 e 70 d.C., no quarto ano da Grande Revolta Judaica contra o Império Romano. O conflito, iniciado em 66 d.C., nasceu de um cenário de tensões religiosas, impostos considerados abusivos e forte repressão política. A moeda foi cunhada por rebeldes judeus em meio ao cerco de Jerusalém, quando a cidade já sofria escassez de alimentos e intensa pressão militar.

No anverso, a moeda apresenta a gravura de uma taça acompanhada de inscrição em hebraico antigo. No reverso, traz um ramo de palmeira e dois etrogs — frutas cítricas utilizadas nos rituais da festa de Sucot, que recorda os 40 anos de peregrinação dos israelitas no deserto após o Êxodo do Egito.

A destruição do Segundo Templo marcou o fim do principal centro religioso e símbolo de independência do povo judeu. Para estudiosos cristãos, a tragédia histórica coincide com a profecia registrada nos Evangelhos, na qual Jesus teria advertido sobre a queda da edificação.

Segundo a equipe responsável pela escavação, a moeda está em bom estado de preservação, com inscrições e símbolos visíveis. “Trata-se de um vestígio que nos permite tocar os últimos dias do Segundo Templo e compreender a vida de quem presenciou a maior tragédia de sua época”, afirma a nota dos arqueólogos.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Rodrigo Morales Garcia

    Tudo começou com uma pesquisa sobre uma moeda que ganhei com a data do meu nascimento (1967), foi quando comecei a receber vários vídeos e imagens sobre a fantástico mundo da numismática e comecei a me apaixonar por isso. mas no momento não posso continuar minha coleção, inclusive estou com a posse temporária de vários itens que ainda não comprei, mas dado ao fato de que estão comigo, gostaria de deixar a disposição para quem realmente tem interesse. Tenho várias moedas com defeito, fora de circulação (normais, com defeitos e Flor de cunho), antigas (da década de 1800 a 1930)estrangeiras, notas e títulos de divida fundada. meu nome é Rodrigo, fone/whats (11)98303-9776. se possivel ter acesso ao livro de valores ou te enviar imagens para avaliação fico grato.

    quoto
  • user por Wagner Delfino Silva

    Tenho uma moeda do cinquentenário e uma dos 40 anos a venda interessados entrar em contato pelo email

    quoto
  • user por XAHHAX

    SOU MUITO CURIOSO, UM ETERNO APRECIADOR DO CONHECIMENTO

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho