Sua moeda antiga pode não valer o que você imagina

Sua moeda antiga pode não valer o que você imagina

Muitas pessoas guardam moedas antigas em casa acreditando ter um tesouro. Mas a realidade é diferente: a maioria das peças do período inflacionário, como as do cruzeiro e do cruzado, não tem valor de revenda. Foram emitidas em bilhões de unidades e ainda aparecem em grandes lotes vendidos por quilo.

Segundo Fernando Ganim, apresentador do programa Vivendo a História, três fatores determinam o valor de uma moeda: o ano de emissão, a quantidade produzida e o estado de conservação. Para valer mais, ela precisa ser de tiragem reduzida ou estar em condição chamada de “flor de cunho”, sem marcas de uso. “Dificilmente é possível vender uma peça comum dessas por um real”, afirma.

Muitas vezes, mesmo moedas consideradas bonitas não despertam interesse comercial. O motivo é a enorme circulação que tiveram. Exemplares de 50 centavos de 1979, por exemplo, apesar de preservados, continuam fáceis de encontrar. Por isso, não atingem preços relevantes entre colecionadores.

Ainda assim, Ganim destaca que essas peças têm valor histórico. Elas registram momentos da economia brasileira e podem servir de base para iniciar uma coleção. Guardá-las em pastas, organizadas por período, pode ser mais interessante do que tentar vender.

O colecionador lembra que o desapontamento é comum. Quem encontra centenas ou até milhares de moedas guardadas costuma acreditar ter um patrimônio significativo. Mas, por se tratar de um período em que o governo produziu bilhões de unidades, a maior parte não ultrapassa o peso do metal em que foi cunhada.

Para quem deseja entender melhor o tema e ver exemplos práticos, Fernando Ganim comenta o assunto em vídeo no canal Vivendo a História, disponível no YouTube.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Rodrigo Morales Garcia

    Tudo começou com uma pesquisa sobre uma moeda que ganhei com a data do meu nascimento (1967), foi quando comecei a receber vários vídeos e imagens sobre a fantástico mundo da numismática e comecei a me apaixonar por isso. mas no momento não posso continuar minha coleção, inclusive estou com a posse temporária de vários itens que ainda não comprei, mas dado ao fato de que estão comigo, gostaria de deixar a disposição para quem realmente tem interesse. Tenho várias moedas com defeito, fora de circulação (normais, com defeitos e Flor de cunho), antigas (da década de 1800 a 1930)estrangeiras, notas e títulos de divida fundada. meu nome é Rodrigo, fone/whats (11)98303-9776. se possivel ter acesso ao livro de valores ou te enviar imagens para avaliação fico grato.

    quoto
  • user por Wagner Delfino Silva

    Tenho uma moeda do cinquentenário e uma dos 40 anos a venda interessados entrar em contato pelo email

    quoto
  • user por XAHHAX

    SOU MUITO CURIOSO, UM ETERNO APRECIADOR DO CONHECIMENTO

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho