Moeda da “Redenção de Sião” foi encontrada em Jerusalém foi encontrada junto às ruínas próximas ao Monte do Templo

Moeda da “Redenção de Sião” foi encontrada em Jerusalém foi encontrada junto às ruínas próximas ao Monte do Templo

Video: timesofisrael

Uma moeda de bronze com quase 2 mil anos foi descoberta no Jardim Arqueológico de Jerusalém – Centro Davidson, próximo ao Monte do Templo. O anúncio foi feito pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) em julho de 2025. O achado tem despertado interesse entre numismatas, historiadores e o público em geral, inclusive no Brasil.

A moeda foi cunhada no quarto ano da Grande Revolta Judaica contra Roma (69-70 d.C.), pouco antes da destruição de Jerusalém e do Segundo Templo. O anverso da peça mostra um cálice com a inscrição “Pela Redenção de Sião”. No reverso, há a representação de um lulav e dois etrogim, símbolos tradicionais da festa judaica de Sucot, acompanhados da legenda “Ano Quatro”.

Segundo o pesquisador Yanniv David Levy, do Departamento de Moedas da IAA, a mudança na inscrição nas moedas, de “Liberdade de Sião” para “Redenção de Sião”, indica uma transformação no espírito do período, quando as expectativas militares deram lugar a uma esperança religiosa por intervenção divina.

Até hoje, cerca de 400 moedas dessa emissão foram registradas em Israel. A maioria foi encontrada em Jerusalém, mas algumas apareceram em Massada, a fortaleza no deserto onde os últimos resistentes se refugiaram após a queda da cidade. Isso sugere uma ligação entre a circulação da moeda e os acontecimentos finais da revolta.

A moeda serve como importante testemunho histórico e cultural desse período. Ela pode ser vista como símbolo dos valores e crenças do povo judaico naquele momento, expressos através dos símbolos do Templo e das tradições religiosas.

O exemplar recém-descoberto será exibido ao público em agosto, durante as comemorações do Tisha B’Av, um dia de luto judaico que relembra a destruição do Templo. Moedas da Grande Revolta estão em exposição permanente no Museu de Israel, em Jerusalém, e também podem ser acessadas em coleções digitais mantidas pela IAA.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Rodrigo Morales Garcia

    Tudo começou com uma pesquisa sobre uma moeda que ganhei com a data do meu nascimento (1967), foi quando comecei a receber vários vídeos e imagens sobre a fantástico mundo da numismática e comecei a me apaixonar por isso. mas no momento não posso continuar minha coleção, inclusive estou com a posse temporária de vários itens que ainda não comprei, mas dado ao fato de que estão comigo, gostaria de deixar a disposição para quem realmente tem interesse. Tenho várias moedas com defeito, fora de circulação (normais, com defeitos e Flor de cunho), antigas (da década de 1800 a 1930)estrangeiras, notas e títulos de divida fundada. meu nome é Rodrigo, fone/whats (11)98303-9776. se possivel ter acesso ao livro de valores ou te enviar imagens para avaliação fico grato.

    quoto
  • user por Wagner Delfino Silva

    Tenho uma moeda do cinquentenário e uma dos 40 anos a venda interessados entrar em contato pelo email

    quoto
  • user por XAHHAX

    SOU MUITO CURIOSO, UM ETERNO APRECIADOR DO CONHECIMENTO

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho